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quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

F-16s Argentinos pousam na BANT em Translado para à Argentina.

 F-16 Argentinos pousam em Natal/RN

Parnamirim/RN, 03 de dezembro de 2025.

                               O Governo Argentino comprou 24 F-16 A/B M, modernizados, da Dinamarca por aproximadamente 300 milhões de dólares. E agora em dezembro está previsto para o dia 5/12 chegar em Cordoba, 4 aeronaves Biplace, F-16 BM de matriculas : M-1008, M-1005, M-1007, M-1004 e 2 aeronaves Monoplace, F-16AM de matriculas : M-1009, M-1020.

                               As aeronaves saíram da Dinamarca no final de novembro, fizeram escala em Zaragoza (Espanha), e seguiram translado para o Brasil, com 3 KC-135ER cedido pelo EUA, enquanto a Argentina não recebe o seu.

                               Hoje 03 de dezembro, pousaram na Base Aérea de Natal (BANT), as 15:36, e os KC-135 ER, estão indo para Bélem, enquanto está a caminho o 737-700, e o C-130B TC-99, que ainda não pousaram.

                               Provavelmente quinta ou sexta pela manhã seguiram para Cordoba na Argentina.

                               Agora alguns registros de hoje.

 










Matéria  : Paulo Vasconcelos

Fotos     : Paulo Vasconcelos


sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Operação BVR-X

 

Operação BVR-X

Parnamirim/RN, 14 de novembro de 2025.

 

                        Nesta sexta-feira dia 14 de novembro, chegou na BANT (Base Aérea de Natal), 4 aeronaves do Grupo de Defesa Aérea (GDA) formada pelos novos caças da FAB. Os Gripens F-39 E, junto com 2 AMX do Esquadrão Poker, 1 E-99 do Esquadrão Guardião e um P-3 Orion.

                        Para a operação BVR-X, que será o lançamento dos mísseis MBDA Meteor comprado recentemente para prover a defesa do F-39 E, onde tem o objetivo de homologá-lo. Está operação tem como nome “Operação BVR-X” e vai até o dia 5 de dezembro.

                        Onde cada um terá um papel especial nesta operação, acredita-se que os A-1 AMX farão o papel de paquera, o Guardião ficara no controle do espaço aéreo enquanto as aeronaves estiverem no ar, o P-3 patrulhará o mar já que usará a barreira do inferno para monitoramento, e lançamentos dos alvos que serão os drones Mirach 100/5 da Leonardo.com o fabricante.

                        Tendo mais informações, ficarei atualizando essa matéria.

Conhecendo um pouco o Alvo :

https://www.leonardo.com/documents/15646808/20402635/mirach+100_5+su+nave-home+page.jpg/8273ffed-eae0-e44f-ac15-e03b05ba092f?t=1642587392344


✈️ Características Gerais

  • Drone alvo aéreo sub-sônico, reutilizável, multi-ameaça e multi-função.
  • Certificado pela OTAN com confiabilidade de missão superior a 98%.
  • Lançado por dois boosters JATO, operando em condições diurnas/noturnas e clima adverso.
  • Controlado por Estação de Controle em Terra, com planejamento, replanejamento e treinamento de operadores.
  • Em uso por várias Forças Armadas desde 1998.

📏 Dimensões

  • Comprimento: 4.070 mm
  • Envergadura: 2.300 mm
  • Diâmetro da fuselagem: 400 mm
  • Altura: 890 mm
  • Peso máximo de decolagem (MTOW): 330 kg

🚀 Desempenho

  • Velocidade: até 250 m/s (900 km/h).
  • Altitude máxima: 12.000 m.  Aprox. 36 mil pés.
  • Altitude mínima: 3 m (mar calmo) ou 20 m (mar agitado).
  • Endurance: 90 minutos.
  • Fator de carga: até 8G instantâneo, 6G sustentado.
  • Alcance de link LOS: 100 km.
  • Capacidade de carga útil: até 70 kg.

🎯 Capacidades de Simulação

  • Simula ameaças modernas:
    • Sea skimming (rasante sobre o mar).
    • Mísseis antinavio (ASM).
    • Aeronaves de combate e ataque.
    • Mísseis de cruzeiro.
    • Veículos aéreos não tripulados rápidos (UAS).
  • Missões de voo em formação e manobras 3D.

⚙️ Configurações de Payload

  • RCS (Radar Cross Section): lentes de Luneburg, amplificador ativo em banda X.
  • IR (Infravermelho): flares, nariz aquecido.
  • Visual: cartuchos de fumaça.
  • Contramedidas eletrônicas (EW): dispensadores de chaff e flares IR.
  • Sistemas de pontuação: indicadores de distância de falta (MDI).
  • Simuladores de ameaça radar: simulador de buscador RF.
  • Capacidades auxiliares: transponder de radar, altímetro de radar, luzes de navegação.
  • Alvos secundários: até 2 corpos rebocados com amplificadores, flares e chaff.

🔧 Serviços

  • Manutenção de equipamentos.
  • Gestão de missões turnkey com pessoal dedicado da Leonardo.
  • Restauração rápida para novo lançamento:
    • Em terra: < 1 hora.
    • No mar: < 3 horas após recuperação.

Vamos agora para as imagens de hoje:




















Matéria     : Paulo Vasconcelos

Fotos        : Paulo Vasconcelos

Obs.: Imagens do P-3 (2017,  7205 que está na BANT hoje) e do E-99 (6700 foto Cruzex 2024).

domingo, 5 de outubro de 2025

BANT Portões Abertos 2025

 Portões Abertos 
BANT 2025

Parnamirim/RN, 05 de outubro de 2025.


                Hoje Domingo tivemos os famosos Portões Abertos da Base Aérea de Natal (BANT), com área kid para as crianças, exposições, várias aeronaves estática, aeronaves abertas  ao público para visitação, teremos salto de paraquedas, show de cantores entre eles, a tarde Waldonys.

                    Apenas um adendo, para o estacionamento que este ano foi apenas no Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV).



Aqui Policial da Patrulha Rural com uma Caninana, Linda.


Barraca de exposição com as forças militares, PRF, PA, etc...


C-30 do Esquadrão Corsário do GTE


A-29B comemorativo com duas pinturas na cauda.


Koala do Ciopaer, conhecido por Potiguar 02


H-135 Colibri da SAE





Aqui o Pessoal do SAE que estão naquele lindo H-135 Colibri.


Aqui temos a população fazendo fila, para conhecer as aeronaves que estavam aberta ao público.



Matéria    : Paulo Vasconcelos
Fotos      :  Paulo Vasconcelos 

sábado, 22 de fevereiro de 2025

CIOPAER

 CIOPAER 

Conhecendo um pouco de sua história.

Parnamirim/RN, 22 de fevereiro de 2025.


                        Hoje tivemos a grata oportunidade de conhecer um pouco o CIOPAER (Coordenadoria ou Centro Integrado de Operações Aéreas), que tem por base dar apoio, salvamentos, transportes de orgãos, transportes de pacientes, e operações militares utilizando o meio aéreo que são : 

*1 Helicóptero AS350 B2 Esquilo;

*1 Helicóptero  119 MKXII Koala;

*1 Cessna Centurium II Avião.

                            Ambos tem a capacidade de transportes e salvamento, o Koala tem ainda um canhão de luz para operações noturnas em casos específicos e ambos utilizam um sistema de visualização chamado de FLIR.

                                O CIOPAER foi criado em 2002, em 2009 voltou a funcionar com o Esquilo e em 2022 recebeu sua 2 aeronave. E ainda tem um Cessna que faz parte do Corpo de Bombeiros Militar do RN, que trabalha também em operações de busca.

                                    Gostaria de agradecer ao CIOPAER em Nome do Maj, Gadelha e toda sua equipe por nos ter assistido neste dia.

Então para as fotos:




















                                    Foto : Ivana G. Soares

Conhecendo um pouco os Equipamentos usado pelo CIOPAER em suas operações.





Matéria        : Paulo Vasconcelos

Foto             : Paulo Vasconcelos

Vídeo           : Paulo Vasconcelos