GRIPEN NG – O NOVO
CAÇA DA FAB
Parnamirim/RN, 18 de dezembro de 2013.
foto :saabgroup.com
Hoje dia 18 de dezembro de
2013, será um marco para nossa Força Aérea Brasileira (FAB), pois acabou a novela
que se perdurava desde 1998 e com a aposentadoria no final deste ano dos Mirage
2000 do 1º GDA (Grupo de Defesa Aérea), ficaríamos sem caça ou melhor
ficaremos, sendo esse trabalho feito pelos F-5EM.
O Ministro da Defesa Celso Amorim em conjunto com o Comandante da FAB Juniti Saito, concederam uma coletiva de imprensa informando o vencedor da concorrência do caça da FAB na qual estavam concorrendo o Gripen NG da SAAB – Suecia, o Rafale da Dassault – França e o F-18E/F da Boeing – EUA, onde estima o inicio das entregas depois de 2020.
A
alusão para a escolha do mesmo foi : “De acordo com o ministro Celso Amorim, a
definição da nova aeronave foi objeto de estudos e ponderações que levaram em
conta três fatores. “Foram analisadas a performance, transferência de
tecnologia e custos, não só de aquisição, mas também de manutenção. A escolha
se baseou no equilíbrio desses três fatores”, afirmou.
O projeto FX-2 tem um
custo estimado de 4,5 bilhões de dólares. De acordo com o Comandante da
Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, está prevista a
transferência integral de tecnologia. “Quando terminar a fase de
desenvolvimento nós teremos propriedade intelectual sobre este avião, isto é,
acesso a tudo”, explicou o Comandante da Aeronáutica.
A assinatura do contrato
com a empresa sueca deve levar em torno de 8 a 12 meses, segundo o ministro
Celso Amorim. A partir de então, estima-se que em 48 meses a FAB já disponha
dos primeiros aviões. “A nossa Força Aérea está de parabéns. Nós, em breve,
teremos aviões a altura das necessidades de defesa do país”, ressaltou o
Ministro da Defesa.
Já
que a partir de 2023 os Caça de Ataque AMX A-1, começaram a se aposentar mesmo
que as modernizações estejam iniciadas para o mesmo com novo radar, capacidade
de utilizações de novos armamentos e a partir de 2025 os F-5M iniciaram sua
aposentadoria, esse o motivo maior para uma decisão e o que mais pesou para a
sua escolha foi a transferência de tecnologia, já que é um projeto tendo apenas
uma aeronave conceito o modelo E/F e assim dando liberdade para que a EMBRAER e
a FAB possam inserir todas modificações e armamentos desejados.
Vamos conhecer um pouco o Gripen NG:
A Saab tem o prazer de
oferecer o Gripen NG ao Brasil. O Gripen NG é realmente um caça multiemprego,
com alcance operacional, capacidade de carga e recurso de Guerra Centrada em
Rede (NCW) atendendo a todos os empregos definidos. A capacidade NCW do
Brasil será significativamente aprimorada, operando-se o Gripen NG em
combinação com o sistema E-99 ERIEYE da Embraer.
Características
Caça
Centrado em Rede
O Gripen NG é realmente
um caça Centrado em Rede. Incorpora os sistemas de links de dados
multifrequenciais mais desenvolvidos e seguros do mundo, conferindo ao piloto
uma completa noção da situação ao seu redor, em todos os modos de operação.
Superior
Fusão de Dados
Tem um sistema de missão
com aviônicos perfeitamente integrados, resultando em uma fusão total dos dados
de seus sensores e, em decorrência, em uma capacidade de combate excepcional,
garantindo o lançamento extremamente preciso de armas inteligentes.
Carlinga
Digital Inteligente
Apresenta um avançado
layout 100% digital, com grandes e coloridos displays MFD (Multi-Functional
Displays), controles HOTAS (Hands-On-Throttle-And-Stick) e capacete com visor
acoplado HMD (Helmet Mounted Display).
Alcance
e Raio de Ação
Graças a seus maiores
tanques de combustível, o Gripen NG, na configuração de Patrulha Aérea de
Combate, alcança um raio de combate de 700 nm (milhas náuticas), ou seja, 1.300
km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos “na estação”.
Tem um alcance de traslado de 2.200 nm (4.000 km).
Enxergue
Primeiro – Acerte Primeiro
Uma garantia da alta
probabilidade de vitória em qualquer engajamento é a combinação de baixas
assinaturas no espectro visual, radar e infravermelho, com uma carlinga digital
inteligente, o mais avançado radar AESA, o sensor de busca e rastreamento no
infravermelho IRST (Infra Red Search & Track) e uma superior fusão de
sensores, incluindo a melhor integração de armas de última geração e o conjunto
de guerra eletrônico.
Agilidade
Excepcional
O Gripen NG é o caça mais
ágil do mundo em combate de perto. Combina um avançado layout aerodinâmico e
uma configuração canard-delta com um sistema triplex de controle de voo
fly-by-wire digital.
Alta
Disponibilidade Operacional
Exigências mínimas de
suporte logístico conferem um alto nível de disponibilidade operacional.
Confiabilidade
120 mil horas de voo
acumuladas, em total segurança, nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca,
Hungria e África do Sul, assim como na Escola de Pilotos de Teste do Reino
Unido (ETPS).
Custo
de Ciclo de Vida
O Gripen NG apresenta os
menores custos operacionais e de logística entre todos os caças atualmente em
serviço.
Desenvolvimento
Futuro
O Gripen foi desenvolvido
para se adaptar à evolução das ameaças e exigências operacionais, enfrentadas
pelas modernas Forças Aéreas.
Biposto
A versão biposto retém
toda a capacidade operacional da versão monoposto. O Programa do Gripen NG
conta com o apoio total do governo sueco.
Sistema
de propulsão
Incorporando a mais
avançada tecnologia, o motor General Electric F414G do Gripen NG é um turbojato
modular, com pós-combustão, apresentando uma baixa razão de diluição e
eficiência no consumo de combustível. Com uma taxa de empuxo superior a 22 mil
lb (98 kN), o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen,
viabilizando velocidade de super-cruise equivalente a Mach 1.1, com armas
ar-ar.
Radar
Integrando o único radar
AESA de 2a geração do mundo, o ES 05 Raven, o Gripen NG garante sua vantagem em
termos de noção situacional. O radar ES 05 Raven, desenvolvido pela
Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira, é o único radar de combate
do mercado munido de uma placa oscilante (swash plate) móvel, permitindo cobrir
ângulos de até ±100°. O novo radar traz melhorias em todos os aspectos quando
comparado com os radares existentes, a exemplo de:
·
melhor
rastreamento de alvo
·
amplo
campo visual
·
flexibilidade
de modos
·
maior
alcance de detecção
·
melhores
dados eletrônicos de suporte
·
maior
disponibilidade operacional e menores custos de ciclo de vida.
Fatos
Comprimento
|
15,2 m
|
Envergadura da asa
(incluindo os lançadores)
|
8,6 m
|
Altura geral
|
4,5 m
|
Peso máximo na
decolagem
|
16,5 toneladas
|
Velocidade máxima
|
M2.0 e supersônica
em todas as altitudes
|
Empuxo
|
> 22.000 lb
|
Carga útil
|
7,2 toneladas
|
Combustível máximo
|
7 toneladas
|
Super Cruise
|
> M 1.2
|
Manobrabilidade
|
9 g
|
Alcance máximo
|
> 4000 km
|
Distância de pouso
|
< 500 m
|
Substituição de
motor
|
< 1 hora
|
Tempo de
imobilização no solo
|
< 10 min
|
Custo por hora de
voo
|
< US$ 4000
|
-Brasil/O-Caca-Gripen-NG/
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