quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

GRIPEN NG – O NOVO CAÇA DA FAB


GRIPEN NG – O NOVO CAÇA DA FAB

Parnamirim/RN, 18 de dezembro de 2013.


foto :saabgroup.com
 

                        Hoje dia 18 de dezembro de 2013, será um marco para nossa Força Aérea Brasileira (FAB), pois acabou a novela que se perdurava desde 1998 e com a aposentadoria no final deste ano dos Mirage 2000 do 1º GDA (Grupo de Defesa Aérea), ficaríamos sem caça ou melhor ficaremos, sendo esse trabalho feito pelos F-5EM.

                        O Ministro da Defesa Celso Amorim em conjunto com o Comandante da FAB Juniti Saito, concederam uma coletiva de imprensa informando o vencedor da concorrência do caça da FAB na qual estavam concorrendo o Gripen NG da SAAB – Suecia, o Rafale da Dassault – França e o F-18E/F da Boeing – EUA, onde estima o inicio das entregas depois de 2020.

                        A alusão para a escolha do mesmo foi : “De acordo com o ministro Celso Amorim, a definição da nova aeronave foi objeto de estudos e ponderações que levaram em conta três fatores. “Foram analisadas a performance, transferência de tecnologia e custos, não só de aquisição, mas também de manutenção. A escolha se baseou no equilíbrio desses três fatores”, afirmou.

                        O projeto FX-2 tem um custo estimado de 4,5 bilhões de dólares. De acordo com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, está prevista a transferência integral de tecnologia. “Quando terminar a fase de desenvolvimento nós teremos propriedade intelectual sobre este avião, isto é, acesso a tudo”, explicou o Comandante da Aeronáutica.

                        A assinatura do contrato com a empresa sueca deve levar em torno de 8 a 12 meses, segundo o ministro Celso Amorim. A partir de então, estima-se que em 48 meses a FAB já disponha dos primeiros aviões. “A nossa Força Aérea está de parabéns. Nós, em breve, teremos aviões a altura das necessidades de defesa do país”, ressaltou o Ministro da Defesa.

                        Já que a partir de 2023 os Caça de Ataque AMX A-1, começaram a se aposentar mesmo que as modernizações estejam iniciadas para o mesmo com novo radar, capacidade de utilizações de novos armamentos e a partir de 2025 os F-5M iniciaram sua aposentadoria, esse o motivo maior para uma decisão e o que mais pesou para a sua escolha foi a transferência de tecnologia, já que é um projeto tendo apenas uma aeronave conceito o modelo E/F e assim dando liberdade para que a EMBRAER e a FAB possam inserir todas modificações e armamentos desejados.

 

Vamos conhecer um pouco o Gripen NG:

 
 
 
                        A Saab tem o prazer de oferecer o Gripen NG ao Brasil. O Gripen NG é realmente um caça multiemprego, com alcance operacional, capacidade de carga e recurso de Guerra Centrada em Rede (NCW) atendendo a todos os empregos definidos.  A capacidade NCW do Brasil será significativamente aprimorada, operando-se o Gripen NG em combinação com o sistema E-99 ERIEYE da Embraer.

 
Características

Caça Centrado em Rede

                        O Gripen NG é realmente um caça Centrado em Rede. Incorpora os sistemas de links de dados multifrequenciais mais desenvolvidos e seguros do mundo, conferindo ao piloto uma completa noção da situação ao seu redor, em todos os modos de operação.

 

Superior Fusão de Dados

                        Tem um sistema de missão com aviônicos perfeitamente integrados, resultando em uma fusão total dos dados de seus sensores e, em decorrência, em uma capacidade de combate excepcional, garantindo o lançamento extremamente preciso de armas inteligentes.

 

Carlinga Digital Inteligente

                        Apresenta um avançado layout 100% digital, com grandes e coloridos displays MFD (Multi-Functional Displays), controles HOTAS (Hands-On-Throttle-And-Stick) e capacete com visor acoplado HMD (Helmet Mounted Display).

 

Alcance e Raio de Ação

                        Graças a seus maiores tanques de combustível, o Gripen NG, na configuração de Patrulha Aérea de Combate, alcança um raio de combate de 700 nm (milhas náuticas), ou seja, 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos “na estação”.  Tem um alcance de traslado de 2.200 nm (4.000 km).

 

Enxergue Primeiro – Acerte Primeiro

                        Uma garantia da alta probabilidade de vitória em qualquer engajamento é a combinação de baixas assinaturas no espectro visual, radar e infravermelho, com uma carlinga digital inteligente, o mais avançado radar AESA, o sensor de busca e rastreamento no infravermelho IRST (Infra Red Search & Track) e uma superior fusão de sensores, incluindo a melhor integração de armas de última geração e o conjunto de guerra eletrônico.

 

Agilidade Excepcional

                        O Gripen NG é o caça mais ágil do mundo em combate de perto. Combina um avançado layout aerodinâmico e uma configuração canard-delta com um sistema triplex de controle de voo fly-by-wire digital.

 

Alta Disponibilidade Operacional

                        Exigências mínimas de suporte logístico conferem um alto nível de disponibilidade operacional.

 

Confiabilidade

                        120 mil horas de voo acumuladas, em total segurança, nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, assim como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS).

 

Custo de Ciclo de Vida

                        O Gripen NG apresenta os menores custos operacionais e de logística entre todos os caças atualmente em serviço.

 

Desenvolvimento Futuro

                        O Gripen foi desenvolvido para se adaptar à evolução das ameaças e exigências operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.

 

Biposto

                        A versão biposto retém toda a capacidade operacional da versão monoposto. O Programa do Gripen NG conta com o apoio total do governo sueco.

 

Sistema de propulsão

                        Incorporando a mais avançada tecnologia, o motor General Electric F414G do Gripen NG é um turbojato modular, com pós-combustão, apresentando uma baixa razão de diluição e eficiência no consumo de combustível. Com uma taxa de empuxo superior a 22 mil lb (98 kN), o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen, viabilizando velocidade de super-cruise equivalente a Mach 1.1, com armas ar-ar.

 

Radar

                        Integrando o único radar AESA de 2a geração do mundo, o ES 05 Raven, o Gripen NG garante sua vantagem em termos de noção situacional.  O radar ES 05 Raven, desenvolvido pela Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira, é o único radar de combate do mercado munido de uma placa oscilante (swash plate) móvel, permitindo cobrir ângulos de até ±100°. O novo radar traz melhorias em todos os aspectos quando comparado com os radares existentes, a exemplo de:

·         melhor rastreamento de alvo

·         amplo campo visual

·         flexibilidade de modos

·         maior alcance de detecção

·         melhores dados eletrônicos de suporte

·         maior disponibilidade operacional e menores custos de ciclo de vida.

 

 

Fatos


Comprimento
15,2 m 
Envergadura da asa (incluindo os lançadores)
8,6 m
Altura geral
4,5 m
Peso máximo na decolagem
16,5 toneladas
Velocidade máxima
M2.0 e supersônica em todas as altitudes
Empuxo
> 22.000 lb
Carga útil
7,2 toneladas
Combustível máximo
7 toneladas
Super Cruise
> M 1.2
Manobrabilidade
9 g
Alcance máximo
> 4000 km
Distância de pouso
< 500 m
Substituição de motor
< 1 hora
Tempo de imobilização no solo
< 10 min
Custo por hora de voo
< US$ 4000

 

 

 
 
 
-Brasil/O-Caca-Gripen-NG/
 
 
Matéria       :  Paulo Vasconcelos

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