sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

GEIV e o Movimento do Augusto Severo

GEIV e o Movimento do Aeroporto Augusto Severo

Parnamirim/RN, 17 de janeiro de 2014.

        Hoje sexta-feira dia 17, tivemos o Hawker 800 do GEIV, Grupo Especial de Inspeção de Voo, da FAB aferindo os equipamentos de voo da BANT, perfazendo passagem em diversos níveis de altitude e  proa, assim como o movimento comercial do Aeroporto Internacional Augusto Severo.
 
         Vamos conhecer um pouco mais sobre o GEIV:

          Para assegurar o perfeito funcionamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), é necessária a execução regular da chamada "Inspeção em Voo de Equi­pamentos e Procedimentos Operacionais”. Essa inspeção tem como principal objetivo garantir a qualidade e a segurança dos serviços prestados pelo DECEA, uma vez que mantém aferidos e operando todos os equipamentos de auxílio à navegação aérea, aproximação e pouso do Brasil.
          Realizadas pelo DECEA, através do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), as inspeções avaliam continuamente:
  • A performance dos controla­dores de tráfego aéreo
  • As informações aeronáuticas contidas nas publicações pertinentes e nas cartas aeronáuticas
  • As informações dos serviços meteorológicos para o meio aeronáutico
  • Os serviços de telecomunicações
  • A acuracidade dos mapas e dos procedimentos de nave­gação aérea
  • A performance dos radares de vigilância
  • A verificação dos sinais eletrônicos que auxiliam a navegação aérea
  • Outras atividades pertinentes à qualidade e à segurança do controle do espaço aéreo.

As Inspeções

        A infraestrutura aeronáutica é estabelecida em função das necessidades operacionais, de modo a prover o serviço de controle de tráfego aéreo - para a aviação civil e militar - durante todas as fases do voo (decolagem, rota e pouso).
          Os equipamentos que apoiam a navegação das aeronaves são chamados de Auxílios à Navegação Aérea. Eles emitem ondas eletromagnéticas, ou seja, transmitem sinais que, através dos receptores de bordo das aerona­ves e de seus instrumentos associados, fornecem informações ao piloto para que possa voar na rota (direção) planejada e aterrissar sua aeronave com segurança, independentemente de condições meteorológicas adversas.
           Uma das funções da inspeção é a de verificar a quali­dade desses sinais em voo, fazendo análises, medições e, quando houver necessidade, correções para que os auxílios atendam aos parâmetros previstos.
Os Auxílios de Navegação Aérea são avaliados pela:
  • Inspeção de Avaliação de Local: Quando os auxílios são inspecio­nados antes de serem instalados definitivamente nos locais escolhidos;
  • Inspeção de Homologação: Quando o auxílio, radar ou equi­pamento de comunicação estiver pronto para entrar em operação;
  • Inspeção Periódica: Avaliação regular dos auxílios, seguindo uma norma de periodicidade para cada tipo de equipamento;
  • Inspeções Especiais: Ocorrem em situações fora da normalidade, tais como a efetivação de novos proce­dimentos de navegação aérea, reclamação do usuário, manutenção de grande porte, etc.
         Devido à grande extensão territorial do País, é necessária a instalação e manutenção de uma quantidade expressiva desses auxílios. Atualmente, o DECEA é responsável pela inspeção de cerca de 900 auxílios à navegação aérea. Dada a sua referência na atividade, também presta serviços de Inspeção em Voo em uma série de países da América do Sul, através de convênios firmados internacionalmente.

Monitoração e identificação de interferências

          Com o aumento da utilização do espectro eletromagnético, observou-se um crescimento de interferências prejudiciais ao funcionamento dos equipamentos empregados nos serviços aeronáuticos. Atualmente, o DECEA é capaz de monitorar, identificar e localizar essas fontes de interferência, proporcionando meios concretos para subsidiar ações que garantam a qualidade e a confiabilidade do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

Monitoramento de sinais GPS

         Com o intuito de colaborar e de adquirir experiên­cia na implantação da navegação por satélites, o DECEA tem desenvolvido estudos para validar os sinais satelitais recebidos no Hemisfério Sul. Existem estações terrenas instaladas, provisoriamente, para monitora­mento dos sinais do “Global Positioning System” (GPS). Alguns voos estão sendo realizados, também, com a finalidade de avaliar o desempenho desse sistema.

A Inspeção em Voo no conceito CNS/ATM

           A conclusão da implantação do conceito CNS/ATM - especificamente dos módulos da navegação e da comunicação por saté­lites - exigirá da inspe­ção em voo uma maior ênfase na monitoração de sinais satelitais e a radiomonitoragem de interferências eletro­magnéticas, nas faixas de frequências alocadas para o meio aeronáu­tico.
          Há que se ressaltar que os procedimentos de navegação aérea, os auxílios visuais, o desempenho dos controla­dores, dos radares e das diversas atividades do DECEA permanecerão sendo avaliados pela ins­peção em voo, de forma a garantir que os servi­ços prestados aos usuá­rios atendam a todos os requisitos operacionais pertinentes.
         A inspeção em voo é uma função com­plexa e dinâmica. Terá como princi­pal desafio a adaptação às novas tecnologias e o desenvolvimento de novos procedimentos e critérios operacionais, a fim de atender às novas exigências aeronáuticas.
 
 
Vamos as fotos:















 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotos   :  Paulo Vasconcelos
 

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