Fragata Liberal e a Coverta Barroso atracam em Natal para a Tropicalex 2013.
Parnamirim/RN, 12 de maio de 2013.
Nesta
Sexta-Feira o porto de Natal recebeu, a Fragata Liberal F43 e Corveta Barroso
V34, envolvidos na Operação Tropicalex 2013.
A
Operação Tropicalex 2013, é um treinamento feito na costa brasileira, para
adestrar suas belonaves e onde estão sendo executados exercícios no mar, como:
transferência de óleo no mar, proteção de navio-plataforma nas águas
jurisdicionais brasileiras, exercício de tiro sobre alvo e, adicionalmente,
serão conduzidas, ainda, atividades de patrulha naval nas proximidades da Bacia
Petrolífera de Campos. E Ocorre no período, 02 de maio de 2013 à 27 de maio de
2013, fim deste corrente mês.
As
embarcações estão liberadas para visitação neste fim de semana, sábado dia 11 e
domingo dia 12, onde no dia 13 parte para continuar as operações e aportando em
outros estados até a conclusão da operação.
Dados Técnicos :
FRAGATA LIBERAL
D a t a s
Batimento de Quilha: 2 de maio de 1975Lançamento: 7 de fevereiro de 1977
Incorporação: 18 de novembro de 1978
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento: 3.200 ton (padrão), 3.800 ton
(carregado).
Dimensões: 129.2 m de comprimento, 13.5 m de
boca e 5.9 m de calado.Propulsão: CODOG (Combined Diesel or Gas) com 2 turbinas a gás Rolls-Royce Olympus TM3B 28.000 shp cada; 4 motores MTU 16V956 TB91 de 3.940 bhp cada, acoplados a dois eixos e dois hélices Escher-Wyss passo variável.
Eletricidade: 4 geradores diesel de 1.000 kw
cada.
Velocidade: máxima de 30.5 nós.
Raio de ação: 1.300 milhas náuticas a 28 nós
(turbinas Olympus) ou 4.200 a 19 nós (4 motores diesel).
Armamento: 2 reparos singelos do canhão
Vickers Mk 8 de 4.5 polegadas/55 calibres (114mm); 2 reparos singelos do canhão
Bofors L/70 de 40 mm; 4 lançadores de mísseis superfície-superfície MM 38
Exocet; 2 lançadores triplos de mísseis antiaéreos de defesa de ponto Sea Cat;
um morteiro duplo do foguetes SR-375 BOROC de 375mm, 2 lançadores triplos STWS
Mk 1 de torpedos A/S de 324mm, 2 lançadores de foguetes Schermully e 2
lançadores de foguetes iluminativos Rocket Flare.
Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo
Plessey AWS-2, com o IFF Mk 10; 1 radar de vigilância de superfície ZW-06;
agulhas giroscópicas Sperry Mk-19; 2 radares de direção de tiro Orion RTN-10X;
MAGE FH-5 radiogoniometro HF D/F; Decca RDL-2/5 e CDL-160 radiogoniometro VHF;
e sonar de casco EDO-610E.
Sistema de Dados Táticos: CAAIS, com Link 11.
Aeronaves: 1 helicóptero Westland
SAH-11 Lynx.
Código Internacional de Chamada: PWLI
Tripulação: 209 homens, sendo 22 oficiais e
187 praças.
Obs: Características da época da
incorporação.
H i s t ó r i c o
A
Fragata Liberal - F 43, é o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha
do Brasil. A Liberal foi a quarta de uma série de 6 fragatas da classe Niterói
ordenadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e
Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a quarta construída pela Vosper
Thornycroft Ltd., em Woolston, Hampshire, Inglaterra. Teve sua quilha batida em
2 de maio de 1975, foi lançada e batizada em 7 de fevereiro de 1977. Depois de
realizar as provas de mar, foi aceita e incorporada em 18 de novembro de 1978.
Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Hilton da Silva
Sobrinho.
Fonte : http://www.naviosbrasileiros.com.br/ngb/L/L026/L026.htm
COVERTA BARROSO
D a t a s
Batimento de Quilha: 21 de dezembro de 1994Lançamento: 20 de dezembro de 2002
Incorporação: 19 de agosto de 2008
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento: 1.785 ton (padrão), 2.350 (carregado).
Dimensões: 103.4 m de comprimento, 11.4 m de boca, 5.3 m de calado e 6.20 de calado médio.
Propulsão: CODOG (Combined Diesel or Gas) com 1 turbina a gás GE LM 2500 de 27.490 shp; 2 motores MTU 1163 TB93 de 4.000 bhp cada, acoplados a dois eixos e dois hélices passo variável. Dotada do Sistema de Controle e Monitoração SCM, que é composto pelo Subsistema de Controle e Monitoração de Propulsão e Auxiliares (SCMPA) e pelo Subsistema de Controle de Avarias (SCAv).
Geração de Energia: 4 motores MTU 8V 396 TE 54 e 4 geradores Siemens de 650 kw cada.
Velocidade: máxima de 20,5 nós (diesel) e 27/30? nós (turbina).
Raio de ação: 4.000 milhas náuticas à 15 nós (motores diesel), ou 8.000 milhas à ? nós(1); e 30 dias de autonomia.
Armamento: 1 canhão Vickers Mk 8 de 4.5 polegadas/55 calibres (114mm); 1 canhão Bofors Trinity Mk2 de 40 mm, em um reparo singelo; 4 lançadores de mísseis superfície-superfície MM 40 Exocet Block 1/2 e 2 lançadores triplos ARES SLT Mod.400 de torpedos A/S de 324mm.
Sensores: 1 radar de vigilância combinada
tipo Alenia RAN-20S; 1 radar de superficie Terma Scanter; 1 radar de navegação
Furuno FR 8252; 1 radar de direção de tiro Orion RTN-30X; 1 diretora
eletro-ótica/laser Saab EOS 400/10B; 1 alça óptica de emergência; CME
ET/SLQ-1A; MAGE ET/SLR-1X Defensor; Sistema de Navegação Inercial SAGEM Sigma
40 INS; 2 lançadores SLDM de chaffs/flares; sonar de casco EDO-997C.
Sistema de Dados Táticos: SICONTA Mk-III.
Aeronaves: 1 helicóptero Westland
AH-11A Super Lynx.
Código Internacional de Chamada: PWBS
Tripulação: 145 homens, sendo 25 oficiais e
125 praças.
H i s t ó r i c o
A Corveta Barroso - V
34, é o quinto navio a ostentar esse nome
na Marinha do Brasil, em homenagem ao Almirante Francisco Manuel Barroso da
Silva, Barão do Amazonas. A Barroso a principio será a única de sua
classe. Foi ordenada em 1994, sendo construída no AMRJ - Arsenal de Marinha do
Rio de Janeiro, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, a um custo final estimado em
US$ 263 milhões. O casco n.º 126, teve sua quilha batida em 21 de dezembro de
1994 e foi lançada ao mar em 20 de dezembro de 2002, em cerimônia presidida
pelo Vice-Presidente da República Dr. Marco Antônio de Oliveira Maciel, tendo
como madrinha a Sra. Solange Garcia Lopes Serpa, esposa do AE Ivan da Silveira
Serpa, Ministro da Marinha no período compreendido entre 8 de outubro de 1992 a
1º de janeiro de 1994. A construção do navio esteve praticamente parada entre
2003 e 2005, por falta de recursos.
Fonte : http://www.naviosbrasileiros.com.br/ngb/B/B021/B021.htm
Matéria : Paulo Vasconcelos
Fotos : Paulo Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário